Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

womanyzing

"What is done in love is done well " Vicent Van Gogh

womanyzing

"What is done in love is done well " Vicent Van Gogh

Sex | 12.01.18

Polémicas #5

womanyzing

A polémica da semana é sobre a camisola da H&M! Um menino preto veste uma camisola com a frase "Coolest monkey in the jungle".

Ora bem, quanto a mim isto é nada mais, nada menos do que uma falsa polémica. Enquanto acharmos que é racismo, aparecer uma fotografia de catálogo, com um menino preto a vestir uma camisola que diz que é o "macaco mais fixe da selva" é porque realmente temos ainda um longo caminho a percorrer!

A maldade está na cabeça das pessoas e tenho a certeza que a marca H&M não iria promover o racismo numa das suas campanhas.

"Monkey" é um nome carinhoso que muitos Americanos utilizam diariamente para tratar as suas crianças, independentemente da sua cor. Depois esta fotografia não é da campanha da H&M, é apenas uma fotografia do site da loja marca, onde são colocadas as roupas vestidas por vários modelos.

Provavelmente naquele dia este "mini modelo" vestiu esta camisola e outras tantas... se fosse o menino branco com esta camisola, certamente já não existia polémica.

Já pensaram que ao levantarem tantas questões relativamente ao racismo da marca, estão a fazer com que esta criança se sinta realmente discriminada?

Se fosse um menino chinês com uma camisola amarela a dizer que "adoro arroz", também seria discriminação ou racismo?

Acho que a criança deve estar no mínimo assustada ao ver a sua fotografia estampada em todas as redes sociais, porque os "falsos moralistas" se lembraram todos de achar que um menino preto não pode usar uma camisola com uma frase tão gira como aquela! O drama, o horror e a tragédia...

Menos gente, muito menos, daqui a pouco vamos todos desfilar na avenida com cartazes a dizer "não chamem macacos aos pretos".

Não há que ter medo das palavras, eu sou branca, se me chamarem branca eu não vou achar que estão a ser racistas, por isso não vou deixar de chamar pretos aos pretos, quando não sei o nome das pessoas, obviamente!

hm-racismo.jpg

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    womanyzing

    14.01.18

    Continuo a achar que a maior "polémica" veio de quem se indignou tanto com a questão! Concordo que sim, que marketing é acima de tudo prever o acontecimento e teria de haver mais cuidado na seleção dos modelo que vestiram as camisolas, no entanto não teria sido discriminação a criança ter deixado de fazer a campanha por não poder vestir aquela camisola, para não ferir susceptibilidades?
    São pontos de vista diferentes ;)
    Beijinhos
  • Sem imagem de perfil

    Mariana Santos

    14.01.18

    As pessoas ficam indignadas porque são séculos de discriminação e de ditos termos que ferem efectivamente susceptibilidades. Trocassem as camisolas, Idk. Lá está, o marketing e a publicidade deviam ter previsto isso. Nas campanhas é tudo previsto e nada é à toa, dai toda a polémica. Por exemplo, num anuncio da sagres, a modelo que sai da água não é loira à toa. Existe toda uma conotação e significado. A polémica gera-se quando A- Isto foi mesmo lapso e ninguém reparou ou B - Foi propositado. Either way iremos sempre pensar que foi o A porque mesmo que fosse o contrário eles nunca iriam admitir isso.
  • Imagem de perfil

    womanyzing

    19.01.18

    Eles acabaram por admitir que foi um lapso, e retiraram logo as fotografias, mas pronto cada um com as suas opiniões :)
    Beijinhos
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.