Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

womanyzing

womanyzing

Polémicas #5

A polémica da semana é sobre a camisola da H&M! Um menino preto veste uma camisola com a frase "Coolest monkey in the jungle".

Ora bem, quanto a mim isto é nada mais, nada menos do que uma falsa polémica. Enquanto acharmos que é racismo, aparecer uma fotografia de catálogo, com um menino preto a vestir uma camisola que diz que é o "macaco mais fixe da selva" é porque realmente temos ainda um longo caminho a percorrer!

A maldade está na cabeça das pessoas e tenho a certeza que a marca H&M não iria promover o racismo numa das suas campanhas.

"Monkey" é um nome carinhoso que muitos Americanos utilizam diariamente para tratar as suas crianças, independentemente da sua cor. Depois esta fotografia não é da campanha da H&M, é apenas uma fotografia do site da loja marca, onde são colocadas as roupas vestidas por vários modelos.

Provavelmente naquele dia este "mini modelo" vestiu esta camisola e outras tantas... se fosse o menino branco com esta camisola, certamente já não existia polémica.

Já pensaram que ao levantarem tantas questões relativamente ao racismo da marca, estão a fazer com que esta criança se sinta realmente discriminada?

Se fosse um menino chinês com uma camisola amarela a dizer que "adoro arroz", também seria discriminação ou racismo?

Acho que a criança deve estar no mínimo assustada ao ver a sua fotografia estampada em todas as redes sociais, porque os "falsos moralistas" se lembraram todos de achar que um menino preto não pode usar uma camisola com uma frase tão gira como aquela! O drama, o horror e a tragédia...

Menos gente, muito menos, daqui a pouco vamos todos desfilar na avenida com cartazes a dizer "não chamem macacos aos pretos".

Não há que ter medo das palavras, eu sou branca, se me chamarem branca eu não vou achar que estão a ser racistas, por isso não vou deixar de chamar pretos aos pretos, quando não sei o nome das pessoas, obviamente!

hm-racismo.jpg

 

19 comments

comment post